O LABORATÓRIO CLENLAB
O Laboratório de Análises Clínicas ClenLab Lda, anteriormente designado de “Teresa e José Ribeiro, Lda”, foi fundado pela Dra. Teresa Josefina Pera Lopes Simões Ribeiro e Dr. José Agostinho Leitão Ribeiro, em 03 de Março de 1978.
A formalização da aquisição das quotas da firma Teresa e José Ribeiro, em 1996, marcou definitivamente um novo rumo na gestão do laboratório. Foram então definidos os primeiros objectivos de curto e médio prazo, num âmbito de uma estratégia que passava pela criação de uma imagem própria junto dos seus utentes: equipar o Laboratório com equipamentos que garantissem a qualidade dos exames analíticos, dar formação aos seus colaboradores, proceder ao equilíbrio financeiro da firma (motivado essencialmente pelos atrasos no pagamento dos prestadores do SNS), aumentar o número de postos de colheita e melhorar as condições das suas instalações, aumentar o leque de entidades convencionadas e adquirir instalações próprias para a sua Sede, adequadas aos padrões de qualidade que a nova sociedade preconizava.
Só em 14 de Setembro de 1999, e por motivos comerciais, o Laboratório adopta a denominação que possui actualmente: “ClenLab, Laboratório de Análise Clínicas, Lda”. Em simultâneo, e indo de encontro aos objectivos previamente definidos, são inauguradas as novas instalações da sua Sede, através da aquisição de 2 imóveis na Avenida 25 de Abril, edifício São João, 1º frente Dtº/Esqº.
Foram então definidos novos objectivos: re-equipar o Laboratório com novos equipamentos, permitindo deste modo aumentar o leque de análises efectuadas nas suas instalações, diversificar os prestadores de cuidados de saúde e estabelecer novos acordos (diminuindo desta forma a sua dependência ao SNS) e implementar um sistema informático que dê resposta às novas exigências, com a finalidade do Laboratório cimentar a sua imagem nos concelhos onde está implantado. Esta foi a fase de consolidação da sua imagem junto dos seus utentes e da classe médica, e que criou os alicerces para a edificação de objectivos mais audaciosos.
Atenta à actual conjuntura da Política de Saúde para o sector, que se caracteriza essencialmente pela incerteza quanto ao futuro papel das entidades privadas, foi definida em 2003 a estratégia empresarial da firma: apostar na Qualidade dos seus serviços, factor determinante para a conquista de novos objectivos que se avizinham num futuro próximo. Nesse sentido, o L.A.C. Clenlab, apostou fortemente na implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade. Tal desejo foi concretizado em Maio de 2006, quando o IPAC, declara, como organismo nacional de acreditação que, Clenlab – Laboratório de Análises Clínicas, Lda cumpre com os critérios para Laboratórios de Ensaio estabelecidos na NP EN ISO/IEC 17025:2005. A acreditação foi concedida em 2006-05-15, tendo o Certificado de Acreditação o nº L0387 para o âmbito constante no respectivo Anexo Técnico.
Em Janeiro de 2014 a Direcção do Laboratório decidiu, estrategicamente, dar inicio ao processo de Certificação do Laboratório segundo a Norma NP EN ISO 9001 e suspender voluntária e provisoriamente a Acreditação, até conclusão do processo de Certificação
O laboratório possui um Director Técnico, um Especialista de Análises Clínicas que assegura a substituição do Director Técnico na sua ausência, 6 Técnicos de Análises Clínicas, 3 Administrativos e uma Funcionária de Limpeza. O ClenLab está dividido em 4 departamentos principais: departamento técnico, administrativo, financeiro e recursos humanos, e um sector de serviços.
A NOSSA EQUIPA
Técnicos com mais de 40 anos de experiência
DEPARTAMENTO TÉCNICO
O departamento técnico é coordenado pelo Director Técnico o qual possui autonomia Técnico-Científica. O departamento técnico engloba as valências de bioquímica, hematologia, imunologia e microbiologia, os serviços de lavagens e esterilização de materiais, bem como toda a estrutura associada às colheitas, incluindo postos de colheita.
Organização:
8 técnicos de análises clínicas
3 administrativos
Maria Helena Gomes Mendes
- Especialista em Análises Clínicas
- Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia de Lisboa em 14/06/1989
- Especialista em Análises Clínicas, título conferido pela Ordem dos Farmacêuticos em 13/12/1996, com o no 0962
- Título conferido pela Ordem dos Farmacêuticos
- Atribuído, Abril de 2018, pelo colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos, registado com o numero 156.
Clotilde Manuela Sebastião Roldão
- Especialista em Análises Clínicas
- Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia de Lisboa em 31 de Julho de 1978
- Título conferido pela Ordem dos Farmacêuticos em 16 de Abril de 1991
DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO
Compete ao departamento administrativo assegurar o bom funcionamento do laboratório, como por exemplo, assegurar:
Que a recepção e atendimento dos clientes seja efectuada de forma cordial e simpática;
Que o registo das requisições das análises seja feita de forma inequívoca e rápida;
Os recursos materiais necessários à execução das suas actividades.
Que a recepção e atendimento dos clientes seja efectuada de forma cordial e simpática;
Que o registo das requisições das análises seja feita de forma inequívoca e rápida;
Os recursos materiais necessários à execução das suas actividades.
DEPARTAMENTO FINANCEIRO
Compete ao departamento financeiro assegurar que todos os registos/actividades relacionados com o pagamento de facturas a fornecedores, bem como o pagamento por parte de entidades com as quais temos acordo/convenção se mantenham organizados e actualizados.
Assegurar que os registos relacionados com os extractos bancários estejam actualizados.
DEPARTAMENTO RECURSOS HUMANOS
Compete ao departamento de recursos humanos assegurar que os registos/actividades relacionados com todos os colaboradores se mantenham actualizados e organizados (Pasta de recursos humanos, elaboração do mapa de férias...).
SECTOR DE SERVIÇOS
Serviços Externos
O ClenLab subcontrata os serviços de contabilidade e tratamento e eliminação de resíduos. Neste último caso, a subcontratação é formalizada em contrato com empresas devidamente certificadas para o efeito e nos moldes definidos pela lei em vigor.
O serviço encontra-se totalmente informatizado com ligação de todos os equipamentos "on line" com acesso directo à aplicação de gestão integrada de dados (Slice). O sistema informático permite efectuar uma gestão eficaz e eficiente das requisições, produtos, resultados, boletins, controlo da qualidade, estatísticas gerais, facturação e indicadores de desempenho.
Os serviços de manutenção informática são subcontratados a uma empresa externa.