O Laboratório

O LABORATÓRIO CLENLAB

O Laboratório de Análises Clínicas ClenLab Lda, anteriormente designado de “Teresa e José Ribeiro, Lda”, foi fundado pela Dra. Teresa Josefina Pera Lopes Simões Ribeiro e Dr. José Agostinho Leitão Ribeiro, em 03 de Março de 1978.

A formalização da aquisição das quotas da firma Teresa e José Ribeiro, em 1996, marcou definitivamente um novo rumo na gestão do laboratório. Foram então definidos os primeiros objectivos de curto e médio prazo, num âmbito de uma estratégia que passava pela criação de uma imagem própria junto dos seus utentes: equipar o Laboratório com equipamentos que garantissem a qualidade dos exames analíticos, dar formação aos seus colaboradores, proceder ao equilíbrio financeiro da firma (motivado essencialmente pelos atrasos no pagamento dos prestadores do SNS), aumentar o número de postos de colheita e melhorar as condições das suas instalações, aumentar o leque de entidades convencionadas e adquirir instalações próprias para a sua Sede, adequadas aos padrões de qualidade que a nova sociedade preconizava.

Só em 14 de Setembro de 1999, e por motivos comerciais, o Laboratório adopta a denominação que possui actualmente: “ClenLab, Laboratório de Análise Clínicas, Lda”. Em simultâneo, e indo de encontro aos objectivos previamente definidos, são inauguradas as novas instalações da sua Sede, através da aquisição de 2 imóveis na Avenida 25 de Abril, edifício São João, 1º frente Dtº/Esqº.

Foram então definidos novos objectivos: re-equipar o Laboratório com novos equipamentos, permitindo deste modo aumentar o leque de análises efectuadas nas suas instalações, diversificar os prestadores de cuidados de saúde e estabelecer novos acordos (diminuindo desta forma a sua dependência ao SNS) e implementar um sistema informático que dê resposta às novas exigências, com a finalidade do Laboratório cimentar a sua imagem nos concelhos onde está implantado. Esta foi a fase de consolidação da sua imagem junto dos seus utentes e da classe médica, e que criou os alicerces para a edificação de objectivos mais audaciosos.

Atenta à actual conjuntura da Política de Saúde para o sector, que se caracteriza essencialmente pela incerteza quanto ao futuro papel das entidades privadas, foi definida em 2003 a estratégia empresarial da firma: apostar na Qualidade dos seus serviços, factor determinante para a conquista de novos objectivos que se avizinham num futuro próximo. Nesse sentido, o L.A.C. Clenlab, apostou fortemente na implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade. Tal desejo foi concretizado em Maio de 2006, quando o IPAC, declara, como organismo nacional de acreditação que, Clenlab – Laboratório de Análises Clínicas, Lda cumpre com os critérios para Laboratórios de Ensaio estabelecidos na NP EN ISO/IEC 17025:2005. A acreditação foi concedida em 2006-05-15, tendo o Certificado de Acreditação o nº L0387 para o âmbito constante no respectivo Anexo Técnico.

Em Janeiro de 2014 a Direcção do Laboratório decidiu, estrategicamente, dar inicio ao processo de Certificação do Laboratório segundo a Norma NP EN ISO 9001 e suspender voluntária e provisoriamente a Acreditação, até conclusão do processo de Certificação


A NOSSA EQUIPA

Técnicos com 40 anos de experiência

DEPARTAMENTO TÉCNICO

O departamento técnico é coordenado pelo Director Técnico o qual possui autonomia Técnico-Científica. O departamento técnico engloba as valências de bioquímica, hematologia, imunologia e microbiologia, os serviços de lavagens e esterilização de materiais, bem como toda a estrutura associada às colheitas, incluindo postos de colheita.

Organização:

8 técnicos de análises clínicas
3 administrativos

Maria Helena Gomes Mendes

Directora Técnica
Especialista em Análises Clínicas
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia de Lisboa em 14/06/1989
Especialista em Análises Clínicas, título conferido pela Ordem dos Farmacêuticos em 13/12/1996, com o no 0962
Especialista em Genética Humana
Título conferido pela Ordem dos Farmacêuticos
Atribuído, Abril de 2018, pelo colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos, registado com o numero 156.

Clotilde Manuela Sebastião Roldão

Especialista em Análises Clínicas
Especialista em Análises Clínicas
Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia de Lisboa em 31 de Julho de 1978
Título conferido pela Ordem dos Farmacêuticos em 16 de Abril de 1991

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO

Compete ao departamento administrativo assegurar o bom funcionamento do laboratório, como por exemplo, assegurar:
  • Que a recepção e atendimento dos clientes seja efectuada de forma cordial e simpática;
  • Que o registo das requisições das análises seja feita de forma inequívoca e rápida;
  • Os recursos materiais necessários à execução das suas actividades.

Marcação Online