Política da Qualidade

A Gerência do Laboratório de Análises Clínicas ClenLab, considera que a implementação no seu Laboratório de um SGQ, é fundamental na persecução de uma imagem de excelência, nomeadamente no que respeita à elevada qualidade dos serviços prestados nesta área e às boas práticas de todos os colaboradores envolvidos.

Missão

Prestar um serviço com qualidade, melhorando continuamente o seu desempenho de forma a obter a máxima satisfação dos utentes, demonstrando preocupação com a comunidade envolvente no exercício da sua actividade.

Visão

Ser reconhecido pelos seus utentes como um Laboratório de proximidade, que privilegia uma relação humanizada e que se destaca pela excelência dos serviços prestados. Alcançar, através da qualidade, a solidez financeira que garanta a viabilidade económica da empresa e a prepare para os novos desafios que se perspectivam no futuro.


 

Princípios

Os princípios orientadores do Sistema de Gestão de Qualidade do LAC Clenlab são:

  • Qualidade como elemento competitivo;
  • Humanização da relação utente – laboratório;
  • Envolvimento dos colaboradores na persecução dos objectivos da empresa;
  • Adaptação constante às condicionantes endógenas e exógenas.

 

Objectivos

Assim, e considerando a Qualidade como factor decisivo de competitividade, o LAC ClenLab tem implementado um Sistema de Gestão de Qualidade, cujos objectivos gerais são:

  • Promover e incentivar a melhoria contínua, garantindo elevados níveis de desempenho dos nossos serviços, com vista a superar as expectativas dos nossos utentes;
  • Encorajar a iniciativa, a inovação e a produtividade, promovendo a valorização profissional e o reconhecimento dos seus colaboradores, para cumprimento dos objectivos da qualidade;
  • Fazer bem à primeira vez, evitando que uma não conformidade ocorra duas vezes;
  • Garantir o apetrechamento técnico e científico do laboratório, para que este possa dar resposta às necessidades e expectativas dos utentes;
  • Estabelecer com os nossos fornecedores uma relação de cooperação e de confiança mútua;
  • Incentivar, a todos os níveis da empresa, uma atitude activa e responsável na preservação do meio ambiente;
  • Garantir que todas as actividades das fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, sejam realizadas de acordo com as Boas Práticas, Regulamentos e Recomendações aplicáveis.
  • Garantir que todos os colaboradores implementam os procedimentos do sistema de gestão de qualidade;

Enquanto empresa de prestação de serviços:

  • Cumprir a legislação nacional aplicável ao sector das Análises Clínicas;
  • Garantir que todos os colaboradores cumpram os procedimentos do Sistema de Gestão de Qualidade em todos os Postos de Colheita do Laboratório.